sábado, 28 de agosto de 2010

MESA DE FRIOS

As mesas de queijos e frios são muito usadas hoje em dia para festa informal, com muito sabor e beleza é especial para diversos tipos de reuniões. Podemos comprar tudo pronto ou preparar algumas tábuas de frios acompanhadas por cestas de pães variados.

As montagens de tábuas de frios são recentes e ainda têm sabor de novidade. São deliciosas mas o mais importante para quem vai montar uma delas é a parte "artística", a arrumação dos frios, combinando cores e administrando contrastes. A possibilidade de combinações é quase infinita, dependendo sempre de sua disposição para gastar, além das preferências gastronômicas.

Material Necessário:
Tábuas: Tábuas circulares de madeira escurecida, em número suficiente para arranjar os frios necessários para servir seus convidados. Podem ser adquiridas em lojas de artigos para festa ou acessórios domésticos.
Se preferir recorte círculos de papelão grosso, do tipo que se usa para fabricar embalagens e cubra-as com papel estampado imitando madeira, ou xadrez, e plástico filme.
Existem, além disso, estabelecimentos que alugam as bandejas e tábuas para as festas.
Frios: Escolha sempre frios e queijos variados, com sabores diferentes, para contentar todos os convidados. As cores também são importantes para a decoração, por isso, adquira alguns frios com cores diferentes para facilitar o processo de "criação" das tábuas.

Algumas sugestões:
Presunto cru
Presunto cozido
Salame
Peito de peru defumado
Presunto de peru cozido
Salsichão e salsichão temperado
Mortadela italiana
Pastrami
Fiambre
Blanquetes (peru, frango e chester)
Lombo Canadense
Bresaola
Queijos: Não sendo uma mesa de queijos e vinhos, estes têm importância menor, não precisam estar em mesma quantidade e variedade que os frios. Mesmo assim, escolha uns dois ou três tipos, sempre pensando nos sabores, dentre os da lista de sugestão:
Sabor forte: Gorgonzola, Roquefort, Parmesão, Provolone, Cheddar, Queijo do Reino, Brie
Sabor suave: Gouda, Itálico, Emmenthal, Gruyère, Estepe, Port Salut
Pães: Coloque nas extremidades da mesa, cestos de vime com pães variados: baguete (de diversos sabores), pão italiano, pão sueco, pão preto, pão de centeio, pão caseiro. Os pães devem ser servidos inteiros, sendo cortados pelos convidados.

Elementos para decoração das tábuas:
 Acima de tudo, ouse. Não se limite apenas a elementos salgados.
Utilize muitas frutas secas para a decoração: cerejas, damascos, ameixas... Algumas frutas podem ser utilizadas na decoração, diretamente sobre os frios: uva itália, laranjinhas kinkan.
Frutas frescas podem ser servidas em separado, decorando a mesa propriamente dita: figo, melão, abacaxi, manga, maçã, pêra... Todas as frutas já devem estar abertas, descascadas, fatiadas, enfim, prontas para o consumo, com os frios.

Outros elementos utilizados para decoração: tomate seco, ovinhos de codorna, fios de ovos, ramos de manjericão ou outras ervas.

Bebidas: Sirva vinho e refrigerantes. “Não se combina pratos fortes com vinhos brancos, nem pratos mais
suaves com vinho tinto”. Com os frios, portanto, sirva vinho tinto, um Cabernet Sauvignon, um Merlot...

Nada impede que sejam servidos chopp ou cerveja, em festas com mesas de frios. Vai depender de seu gosto.

Quantidades sugeridas

Frios e queijos: um cálculo razoável nos leva a 150 g de frios e queijos, somados, por pessoa.

Pães: 150 g por pessoa, mais as torradas e pães mais durinhos, como os pães suecos.

Vinhos: uma garrafa para cada dois ou três convidados, dependendo sempre daquilo que conhece deles, do clima (bebe-se mais vinho no inverno) e do que mais vai ser servido.

Não esqueça, o mais importante da festa é a sua disposição. Para uma festa assim, você deve estar disposto para atender seus convidados, deixando-os à vontade para que participem da informalidade da reunião, servindo-se e divertindo-se.